A mídia social é extremamente útil para profissionais de marketing que estão construindo uma marca e interagindo com os clientes, mas muitos não sabem como gerar leads online usando a mídia social e transformá-los em vendas.
Como a mídia social é usada?
Se você não está usando a mídia social como parte de seu mix de marketing, pode estar ficando para trás.
O Relatório Amarelo de Redes Sociais – Empresas 2018 nos mostrou que das empresas pesquisadas, 51% das pequenas, 58% das médias e 85% das grandes empresas estavam nas redes sociais. Destas, 34% das pequenas, 49% das médias e 52% das grandes empresas pagavam para anunciar ali.
A boa notícia é que, dos que anunciam no Facebook, 64% das pequenas, 80% das médias e 95% das grandes empresas consideram essa publicidade eficaz.
Dito isto, as páginas de mídia social que postam conteúdo orgânico ainda são gratuitas para empresas sem o uso de promoção paga, então como você pode tirar proveito disso para gerar leads?
O primeiro passo é ficar esperto sobre como sua empresa usa as mídias sociais. Continue lendo para descobrir alguns truques inteligentes que podem mudar a maneira como você pensa sobre o potencial do seu canal.
Encontre estatísticas atualizadas para consumidores e empresas no último relatório de mídia social amarela .
Estabeleça-se como um especialista através de blogs
Ter um blog imediatamente faz duas coisas para você:
- Isso dá aos leitores e às empresas um motivo para visitar seu site – mesmo que sua empresa não ofereça algo necessário diariamente.
- Dá a você a chance de se estabelecer como um especialista no assunto em seu campo.
Faça-os vir até você
É muito importante ter um bom conteúdo – empresas e leitores podem ir a qualquer lugar na web para encontrar as respostas para suas perguntas e soluções para seus problemas.
Seu trabalho é fazê-los vir até você postando artigos que oferecem a solução de um problema ou ensinam uma nova habilidade com um artigo de instruções.
Por exemplo, uma empresa de gesso pode postar ‘O que você deve saber antes de reformar’ ou ‘Como evitar desastres com gesso’. Esses tipos de artigos atraem o leitor com boas informações.
Mantenha simples
É mais provável que as pessoas expressem suas opiniões ou façam perguntas se se sentirem confortáveis com o material fácil, portanto, mantenha a qualidade do conteúdo alta, mas os tópicos básicos. É melhor discutir conteúdo de ‘nível 101’ para gerar conversas nos comentários.
Considere um plano de marketing de conteúdo para garantir que você esteja pensando em qual conteúdo funcionará para seu público.
Se for um bom conteúdo, não entregue tudo
Então, como isso se traduz em geração de leads? Simples, você torna seu conteúdo fechado por formulário.
Quando você está em um evento, como avalia seu sucesso? Provavelmente pelo número de formulários preenchidos pelos consumidores interessados. Você pode configurar seu blog para que os leitores on-line tenham que preencher os mesmos tipos de formulários se quiserem acessar seu ótimo conteúdo.
Compartilhe postagens com links para seu conteúdo por meio de seus canais de mídia social. Quando os espectadores virem suas postagens, eles serão atraídos para ler os conselhos que você tem a oferecer. Uma maneira de configurar seu blog é que os espectadores possam ver a primeira parte do artigo, mas para visualizar o restante, eles devem preencher um formulário. É importante pesar o valor do que você está oferecendo em relação ao tempo necessário para se inscrever. Se estiver oferecendo um artigo simples, os visitantes do site podem ver a inscrição como um compromisso muito grande. Se você está oferecendo um white paper ou e-book que fornece informações valiosas sobre seu setor, é mais provável que você atraia os leitores a reservar um tempo para preencher um formulário.
Este método pode fornecer pistas sólidas e ajudá-lo a avaliar a eficácia de suas plataformas de mídia social. No Google Analytics, você poderá ver onde as pessoas clicaram em um link para o artigo, seja pelo Facebook, Twitter ou uma pesquisa no Google.
Conheça seu público, conheça sua plataforma
Se você realmente deseja se destacar na geração de leads online, agora é a hora de pesquisar seus clientes e seus concorrentes .
Comece verificando algumas das empresas ou consumidores que você gostaria de transformar em clientes. Se você souber como eles usam a mídia social, entenderá melhor como eles desejam interagir com você e onde chamar a atenção deles.
Descobrir:
- quais outras marcas eles estão seguindo
- como são suas páginas da web e páginas de mídia social
- eles postam muito texto ou geralmente postam fotos ou vídeos
- onde seu público gosta de passar o tempo online
Vamos usar o negócio de gesso mencionado acima como exemplo:
A empresa de gesso quer ganhar alguns contratos com condomínios da região. Esses complexos postam fotos de suas propriedades no Instagram para atrair clientes. A empresa de gesso também abre uma conta no Instagram, postando fotos antes e depois do trabalho que fizeram e usando algumas das mesmas hashtags dos complexos de apartamentos. Esta pode ser uma excelente maneira de chamar a atenção dos complexos de apartamentos.
Ao pesquisar sua concorrência, descubra:
- o que eles estão postando
- quanto engajamento suas postagens atraem
- como eles interagem com seu público
Anote o que eles estão fazendo que você não está e experimente táticas semelhantes. Isso pode até inspirá-lo a pensar em uma nova maneira de atrair seu público.
Esteja pronto para conversar e construir confiança
Muitas empresas usam as mídias sociais como uma forma de atendimento ao cliente. Embora isso possa não parecer uma boa maneira de gerar leads on-line, ajuda a fazer você se sentir menos como uma empresa sem rosto e mais como um amigo confiável que vende produtos e serviços.
Tantas pessoas estão cansadas de ouvir discursos de vendas e aprenderam a se desligar – distancie-se disso e construa confiança.
Comece ouvindo seus clientes atuais e pergunte a eles ‘Como posso ajudar?’ Responda às perguntas que receber e procure fóruns on-line onde as pessoas fazem perguntas. Você pode se estabelecer como um especialista dessa maneira.
Você também deseja aparecer disponível por meio de vários caminhos. Se um cliente está entrando em contato com você, é mais provável que ele tenha feito sua pesquisa e esteja pronto para falar com um representante.
Monitore e-mails para seu site, postagens que mencionam sua página e mensagens públicas ou privadas/diretas para suas contas de mídia social. Liste os números de telefone em seus canais de mídia social se você receber chamadas, garantindo que um representante de vendas esteja sempre pronto para fechar um negócio.
Aproveite os serviços gratuitos
O marketing de mídia social vem com algumas vantagens gratuitas. Você ganha acesso exclusivo ao seu mercado e a capacidade de interagir com eles.
Você nunca deve confiar totalmente nas mídias sociais para conseguir vendas. Use a mídia social para ajudar mais empresas e clientes a entrar em contato.
Portanto, divulgue seu nome, mostre a seus consumidores que você conhece suas coisas, enrole-os e faça uma venda!
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