Monitore e ouça
Ser ativo nas redes sociais nem sempre significa conversar e se envolver com outras pessoas – monitorar a conversa também é importante:
- Ele ajuda sua empresa a ficar de olho em oportunidades de se conectar com outras pessoas e oferecer ajuda ou conselhos quando necessário.
- Ele alerta você sobre quaisquer ‘sinais de alerta’ ou problemas emergentes que possam afetar sua marca, como uma crítica ou reclamação de um cliente.
Lidar com críticas e reclamações
Muitas empresas hesitam em entrar nas redes sociais porque temem que alguém possa dizer algo negativo sobre elas.
A verdade é que, se alguém está insatisfeito com o seu negócio, eles vão expor suas queixas nas mídias sociais, quer você esteja nelas ou não.
Fique ativo
Se você estiver ativo em sites de redes sociais – e estiver monitorando a conversa que está acontecendo em torno de sua marca, positiva ou negativamente – você estará em uma posição forte para fazer algo a respeito.
Como muitas trocas entre empresas e clientes acontecem publicamente nas redes sociais – e à vista de todos que usam o site – a forma como você lida com as críticas determinará o resultado da situação.
Dicas para lidar com uma situação negativa
Abaixo estão algumas dicas para ajudá-lo a gerenciar melhor uma situação potencialmente negativa:
- O objetivo de uma empresa estar nas mídias sociais é se envolver com o público e incentivar comentários, em vez de fechar as pessoas.
- Reconheça a pergunta, preocupação ou crítica da pessoa e certifique-se de fazer isso em tempo hábil.
- Se você não tiver todas as informações em mãos, diga-lhes isso – deixe a pessoa saber que você vai investigar o assunto imediatamente e entrar em contato com ela o mais rápido possível.
- Adicione ao diálogo – isso pode ser fornecendo outro recurso, fazendo uma pergunta relevante ou acrescentando suas próprias ideias.
- Seja sempre profissional, amigável e compreensivo, sem ser condescendente ou crítico – coloque-se ‘no lugar’ do cliente e lembre-se de que seu comportamento é um reflexo de sua marca.
Bom horário e programação
O marketing de mídia social leva tempo e esforço se você quiser fazê-lo corretamente e com propósito. Ser um membro ativo da comunidade social online exige que você:
- para se envolver com seu público regularmente
- ouvir, monitorar, responder
- para agregar valor
Existem várias maneiras de agilizar seu envolvimento. Ferramentas gratuitas e pagas, como Salesforce e Hootsuite , oferecem oportunidades para publicar e agendar seu conteúdo para vários canais sociais e para gerenciar conversas que ocorrem em torno de sua marca ou empresa online.
Conheça suas palavras-chave e melhore a otimização do mecanismo de pesquisa
O Google favorece conteúdo de alta qualidade e relevante. É importante que você publique conteúdo de interesse para as pessoas, que elas possam vincular e compartilhar com outras pessoas por meio das redes sociais.
Quando as pessoas vinculam e compartilham informações, o Google considera esses links como um sinal de que o conteúdo tem “autoridade” e o classifica favoravelmente para as palavras-chave e sequências de pesquisa contidas nele.
Pergunte a si mesmo:
- Quais são as palavras-chave e frases (strings de pesquisa) pelas quais você deseja que sua empresa seja conhecida?
- Quais são as perguntas que seus clientes estão pesquisando no Google?
Comece a adicionar essas palavras e frases de forma estratégica e consistente ao conteúdo que você produz e compartilha, marcando-o em seu plano de marketing de conteúdo .
Saiba mais sobre como melhorar seu SEO e pesquisa de palavras-chave.
O Google Garage oferece treinamento gratuito para ajudá-lo a aproveitar ao máximo as oportunidades on-line, incluindo módulos para decidir quais plataformas de mídia social são adequadas para sua empresa, definir metas, ser notado nas mídias sociais, medir seu sucesso e evitar armadilhas.
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