Esteja você online, em uma loja física ou em ambos, leia sobre o que você pode fazer para vender mais coisas.

Olhando para iniciar um negócio de varejo? Revise nosso guia sobre como iniciar um negócio de varejo aqui.

Você está interessado em abrir seu próprio comércio varejista e não sabe por onde começar? Iniciar um comércio varejista no Brasil não é fácil e requer muito trabalho e dedicação. Primeiro, você precisa decidir o que vai vender. Será um produto ou um serviço? Que propósito ele servirá?

Depois de descobrir o que você vender, você precisará colocar o plano em movimento criando um plano de negócios, determinando uma estrutura legal e registrando seus negócios. E somente quando você concluir essas etapas, poderá começar com a abertura física da sua loja, que é um processo totalmente diferente. Com isso dito, iniciar um comércio varejista não é fácil, mas com esforço, valerá a pena.

Para saber mais sobre o processo passo a passo de como iniciar um comércio varejista, continue lendo este artigo até ao fim. Você pode usar os links abaixo para pular para uma seção de sua escolha.

O que é um comércio varejista?

Um comércio varejista é qualquer negócio que venda produtos ou serviços a consumidores finais para uso individual. Essa transação pode ocorrer de algumas maneiras diferentes. As empresas tradicionais de varejo vendem seus produtos ou serviços a consumidores finais nas lojas, mas essas transações também podem ocorrer on-line, por telefone ou mesmo através do correio.

Um varejista comprará produtos a granel de um fabricante, diretamente ou através de um atacadista, e depois venderá esses produtos em quantidades menores para os consumidores para obter lucro. Uma venda de varejo é qualquer transação de vendas em que o consumidor final seja o comprador.

Existem muitos tipos diferentes de empresas de varejo, como lojas de departamento, lojas de conveniência, supermercados, farmácias e muito mais. É por isso que é tão importante encontrar seu nicho se você deseja abrir um comércio varejista. Você precisa descobrir exatamente o que deseja vender para abrir o tipo certo de loja de varejo.

Como iniciar um comércio varejista?

Abrir uma loja de varejo começa com criar uma boa ideia de negócio. Pensar em abrir seu próprio negócio é com certeza emocionante, mas não é algo que se pode fazer da noite para o dia. É um processo complexo que leva tempo e não deve ser apressado. Por mais ansioso que você esteja para começar, é fundamental descobrir todos os detalhes do seu negócio para garantir que ele funcione sem problemas.

Antes de exibir a placa “Aberto para negócios”, você precisará primeiro saber o que isso implica. Veja aqui o passo a passo de como começar um negócio:

marketing-de-varejo Marketing de varejo, você sabe vender?

1. Pesquise

O primeiro passo para iniciar seu próprio comércio varejista é fazer sua pesquisa. Você precisa ter um entendimento sólido das várias atividades de varejo para descobrir que tipo de negócio abrirá. Para fazer isso, você precisa definir o nicho da sua empresa.

Há algumas técnicas para determinar o nicho da sua empresa. Pense no que o apaixona e em como transformar essa paixão em um negócio. Você desejará iniciar um negócio com base em algo em que está interessado. Você também deve pensar em quais conflitos em potencial pode encontrar durante sua jornada comercial e como poderá superá-los. Também é muito importante iniciar uma atividade na qual você possa ganhar dinheiro; portanto, considere a lucratividade ao escolher seu nicho.

Depois de definir seu nicho, você precisará realizar pesquisas de mercado. Isso inclui pesquisar seu público-alvo para que você entenda seus desejos e necessidades. Quando você entende seu público-alvo, pode criar produtos ou serviços especificamente para ele e preencher lacunas no mercado. Identificar seu público-alvo também ajuda a precificar seus produtos, pois você terá uma ideia de quanto seus clientes podem pagar e os preços que seus concorrentes estão usando para vender produtos ou serviços semelhantes.

Além de pesquisar seu público-alvo. Você também precisa pesquisar seus concorrentes para ver como sua marca se diferencia. Veja o que eles estão vendendo e como estão vendendo, e compare com o seu. A pesquisa de mercado também lhe dará uma visão sobre como seus concorrentes estão se saindo e o que eles estão fazendo certo e errado.

Por fim, você precisa entender sua proposta de venda. Que valor você oferece? Quais são os benefícios de sua empresa? O que faz você se destacar de seus concorrentes? Você deve responder com confiança a essas perguntas antes de seguir em frente com sua jornada comercial.

2. Crie um plano de negócios

Depois de realizar algumas pesquisas de mercado para o seu negócio e ter uma ideia melhor do seu nicho, você precisará criar um plano de negócios. Seu plano de negócios é o contorno de sua empresa. Você e seus potenciais parceiros de negócios o consultarão ao longo de toda a sua jornada. Ele atua como seu roteiro físico, que explica todas as etapas que você realizará para abrir seus negócios.

Seu plano de negócios deve ser detalhado e informativo, mas evite escrever qualquer coisa que seja muito longa ou complicada. Qualquer um deve ser capaz de consultar facilmente o plano de negócios e encontrar rapidamente o que está procurando. Seu plano de negócios também é algo ao qual você pode adicionar e editar continuamente ao longo de sua jornada.

Um bom plano de negócios deve consistir nos seguintes componentes:

business-plan Marketing de varejo, você sabe vender?
  • Sumário executivo: Aqui você fornecerá uma visão geral do seu negócio e destacará o que o plano de negócios cobrirá.
  • Descrição do negócio: Esta é uma descrição mais detalhada do seu negócio, incluindo seus objetivos e produtos ou serviços que você venderá.
  • Análise de concorrentes: Nesta seção, você descreverá informações importantes sobre seus concorrentes e como sua empresa se compara.
  • Produtos ou serviços: Aqui você fornecerá uma descrição detalhada dos produtos ou serviços que sua empresa está oferecendo.
  • Estratégia de marketing: Esta é uma descrição do seu público-alvo, incluindo onde eles estão localizados geograficamente, seus dados demográficos e seus principais pontos problemáticos.
  • Operações e gestão: Aqui você fornecerá um esboço de como planeja gerenciar e executar suas operações diárias.
  • Considerações financeiras: Esta é uma análise financeira de como você planeja trazer dinheiro e o financiamento para começar.

3. Análise financeira

Iniciar um negócio definitivamente não é barato; portanto, antes de fazer qualquer outra coisa, você precisará avaliar seu orçamento. Você precisa descobrir de quanto você precisa para iniciar seus negócios e de onde tudo virá.

Existem muitos custos que vêm com o início de um negócio, como:

  • Custos empregatícios: Sua empresa pode começar só com você, mas provavelmente não vai ficar dessa maneira por muito tempo. Provavelmente, você precisará contratar funcionários em algum momento, o que significa que você precisa dar conta de itens como custos de treinamento e folha de pagamento.
  • Inventário: Os produtos reais que você venderá também custam dinheiro. Antes de começar a obter lucro com o seu inventário, você precisa garantir que seus produtos sejam de alta qualidade e dignos de seu público-alvo.
  • Aluguel: Se você planeja abrir uma loja física, precisa pensar em quanto o aluguel custará.
  • Serviços: Além dos custos de aluguel, pense também nos custos de eletricidade, Internet, gás e água.
  • Seguro: É muito importante que você tenha cobertura de seguro comercial para garantir que sua empresa e todas as propriedades estejam protegidas no caso de um desastre natural, roubo ou outras ocorrências.
  • Mercadoria: Além dos custos iniciais da compra de mercadorias, você também precisa considerar o custo de armazenar os itens.
  • Tecnologia: Toda empresa precisa de tecnologia para funcionar, sejam computadores ou um sistema de ponto de venda de varejo.
  • Equipamento: Custos de equipamentos podem variar dependendo da sua loja de varejo, mas esses custos podem incluir impressões para vestuário, software, eletrônicos, dispositivos e outros equipamentos para operar seus negócios.
  • Envio: Se você planeja fazer algum tipo de envio ou entrega com sua empresa, também precisa pensar em quanto isso custará.
  • Marketing: O marketing é crucial para um negócio, especialmente um que está apenas começando. Então, você precisa incluir custos de marketing no orçamento, como cartões de visita, logotipos e um site.

Enfrentar todos esses custos é pesado, mas, felizmente, existem várias maneiras de garantir financiamento para o seu negócio, como:

  • Crowdfunding: Crowdfunding, ou financiamento coletivo, é o processo de financiamento de um negócio levantando dinheiro de um grande número de pessoas. Um conjunto de pessoas se reúne para arrecadar dinheiro suficiente para impulsionar um negócio.
  • Empréstimos PME: Pequenas e médias empresas podem obter o financiamento necessário.
  • Investidores: Existem várias maneiras de encontrar investidores para sua pequena empresa. Os investidores podem ser amigos e familiares, investidores anjo, capitalistas de risco ou instituições de empréstimos particulares.
  • Empréstimos institucionais: São empréstimos que vêm de bancos e cooperativas de crédito tradicionais, além de credores on-line.

4. Determine sua estrutura legal

Depois de determinar como você obterá o financiamento para o seu negócio, você precisará definir sua estrutura legal. Esta etapa é crucial, pois sua estrutura legal determinará como você será tributado, qual é a sua estrutura de propriedade e qual proteção legal você obterá.

Você tem algumas opções para uma estrutura legal, por isso é importante encontrar o ajuste certo para o seu negócio. Estas são as estruturas legais de negócios mais comuns:

  • Ltda.: Uma empresa de responsabilidade limitada destina-se a proteger o proprietário de responsabilidade pessoal pelas dívidas da empresa.
  • Empresa de propriedade individual: Uma empresa de propriedade individual é a estrutura de negócios mais comum. É um tipo de negócio que é de propriedade e administrado por uma pessoa e não há diferença legal entre o proprietário e a entidade comercial.
  • Sociedade: Uma sociedade é um acordo formal feito por duas pessoas para administrar e gerenciar uma empresa.
  • Corporação: Uma corporação é quando o negócio é uma entidade legal separada de seus proprietários.

5. Registre sua empresa

Para que sua empresa seja legal, ela precisa ser registrada. Antes de registrá-la, você precisa escolher um nome para o seu negócio. Você desejará que seja algo único e que reflita o objetivo da sua empresa.

É importante garantir que o nome esteja disponível para uso. Você pode descobrir isso com uma simples pesquisa on-line. Você também precisa marcar o nome da sua empresa, bem como seus produtos e marca, para consiga distinguir seus negócios de outras pessoas.

Depois de escolher um nome, você precisa registrar sua empresa junto ao governo e à receita federal para obter seu número de identificação fiscal federal, ou CNPJ. Você pode se inscrever em um CNPJ on-line no site da receita federal.

6. Pesquise leis de negócios de varejo

Além de registrar seus negócios e obter marcas comerciais, você também precisa pesquisar leis de negócios de varejo. Existem muitas leis comerciais de varejo que você precisa saber antes de abrir seus negócios, como licenças locais necessárias, seguro comercial e leis de mão de obra, meio ambiente e antitruste.

Alguns estados podem exigir apenas que você obtenha uma licença comercial geral, enquanto outros estados podem exigir licenças diferentes ou múltiplas para operar, dependendo do seu setor. É crucial pesquisar todas essas informações para que você possa garantir tudo legalmente.

7. Encontre um local

Se você deseja abrir uma loja de varejo físico, não deixe de encontrar um local que funcione para sua empresa. Há várias coisas a considerar em uma loja física, incluindo alto tráfego, bom estacionamento, acessibilidade, metragem quadrada e a aparência da loja. Você deseja escolher um local e uma loja que reflita com precisão sua marca.

Além de abrir uma loja física, você também precisa de uma loja on-line. O comércio eletrônico é importante para que você possa aumentar a gama de produtos e serviços que vende, expandir seus negócios e se comunicar diretamente com seus clientes. Se decidir incorporar o e-commerce nos seus negócios, descubra a logística e como você venderá on-line.

Para iniciar um negócio on-line, você primeiro precisará criar um site e escolher um nome de domínio. Você precisará aumentar sua base de clientes, o que poderá fazer usando as redes sociais e campanhas de e-mail. Use as ideias do cliente para criar e desenvolver sua loja on-line ainda mais.

8. Contate fornecedores

Como negócio de varejo, você precisará entrar em contato com fornecedores para ajudar a criar seu produto ou fornecer mercadorias para revender. Os fornecedores de que você precisa dependerão do tipo de atividade que você deseja. Encontrar fornecedores de qualidade e construir relacionamentos com eles é uma das etapas mais importantes da construção de um negócio. Por exemplo, quem fornece seu inventário real.

Existem algumas qualidades que você desejará ter em mente ao procurar fornecedores, como qualidade, reputação, custos de entrega e atendimento ao cliente. Você desejará escolher um fornecedor em quem possa confiar e que sempre entregará exatamente o que você está pedindo.

9. Divulgue seu negócio

Sua empresa não começará a obter clientes desde o dia em que abrir. Você precisa divulgar seu negócio para gerar atenção. Existem várias maneiras de divulgar seu negócio, como:

marketing-para-empresa Marketing de varejo, você sabe vender?
  • Criar um site: Toda empresa precisa de um site. Um site não é apenas uma maneira de divulgar seus negócios, mas também é uma ótima maneira de aumentar sua credibilidade como marca e se envolver com os clientes.
  • Use as redes sociais: Existem muitas oportunidades para uma empresa promover sua marca nas redes sociais. Com as redes sociais, você pode criar anúncios, conectar-se com seus clientes, criar campanhas e desenvolver sua personalidade de marca, o que pode ajudar a gerar atenção para o seu negócio.
  • Enviar campanhas por e-mail: O envio de campanhas por e-mail é importante para qualquer empresa como uma maneira de aprimorar o envolvimento do cliente e gerar vendas. O Mailchimp é um ótimo e completo serviço de marketing que você pode usar para gerenciar suas listas de discussão e criar campanhas eficazes de marketing por e-mail.
  • Comprar anúncios: Existem várias maneiras diferentes de promover seus negócios com anúncios, seja nas redes sociais, televisão, revistas ou até mala-direta.
  • Marketing de influência: Os influenciadores são uma ótima maneira de divulgar seus negócios, porque podem ampliar seu alcance e gerar receita. O marketing de influenciadores também pode ajudar a aumentar sua presença on-line e aumentar sua credibilidade como marca.

10. Monte sua equipe

Não é provável que você possa administrar seu negócio sozinho. Você precisará contratar funcionários e criar uma equipe em algum momento, especialmente porque sua empresa continuará a crescer. Ao contratar funcionários, realize entrevistas completas e contratar pessoas com quem você compartilhe valores. Você trabalhará ao lado dessas pessoas todos os dias, então vai querer se dar bem com elas!

Depois de contratar funcionários, você também precisará criar procedimentos de integração e manuais para que você possa treiná-los adequadamente.

11. Abra as portas

Depois de concluir todas as etapas acima, você finalmente estará pronto para exibir a placa “Aberto para negócios” e abrir suas portas. Parabéns, você conseguiu!

Uma grande inauguração é uma ótima maneira de iniciar sua jornada de varejo e apresentar seus negócios ao público. Pode ser uma boa ideia começar com uma pequena inauguração, apenas para ter uma ideia de como as pessoas reagirão antes da abertura oficial. Você também pode fazer uma promoção no dia da inauguração para atrair as pessoas a entrar em sua loja ou fazer parceria com outras empresas do seu bairro para gerar atenção. Apenas divirta-se e planeje algo que você aproveite!

Resumindo: Como iniciar um comércio varejista

Iniciar um comércio varejista é uma jornada longa e árdua, mas no minuto em que você abrir as portas do seu negócio, tudo valerá a pena. Mas, antes que você chegue esse ponto, precisará seguir as etapas adequadas para abrir a empresa, para fazer as coisas corretamente na primeira vez e começar a gerar receita o mais rápido possível. Se você precisar de ajuda para gerenciar ou divulgar sua empresa, poderá usar o Mailchimp.

O Mailchimp é uma plataforma completa de marketing que as marcas podem usar para criar e enviar campanhas de e-mail, criar melhores relacionamentos com seus clientes e gerar receita e crescimento. Ao se inscrever no Mailchimp, você pode obter ajuda com tudo, desde criar estratégias de retenção de clientes até construir um site para sua marca, para inaugurar e elevar seu comércio varejista a alturas que nunca imaginou antes.

Share this content: