1. Acompanhe as tendências atuais
O conselho número 1 do TikTok que podemos dar é garantir que você crie vídeos que aproveitem o que está em alta no momento. De todas as dicas para o TikTok, aproveitar ao máximo sons virais, memes, desafios, ideias de vídeos e hashtags de tendência provavelmente terá o maior efeito em sua visibilidade.
As tendências são comuns no TikTok, onde os mais populares podem inspirar milhares de vídeos derivados, e o algoritmo empurrará os mais populares para mais usuários, conquistando mais vídeos, mais visualizações, mais engajamento…
Saber quais são as tendências é o primeiro passo para se envolver, ou começar uma você mesmo. Para descobrir as tendências mais relevantes para você, é importante começar a se envolver com o TikTok. Pesquise hashtags em seu nicho e curta ou comente os vídeos mais populares que você vê.
Avalie o que vê e aja rápido! Os criadores do TikTok que demoram muito para aderir às tendências podem se perder no caminho.
É muito fácil ficar impressionado com o número e o ritmo das tendências no TikTok.
2. Use as hashtags certas
Usar as hashtags mais populares no TikTok como base para a produção de conteúdo criativo pode realmente ajudar a diferenciar sua marca – e também tornará você mais visível para os usuários certos.
Como as hashtags são um dos fatores que o algoritmo do TikTok analisa ao decidir qual conteúdo promover, usar as corretas garantirá que seu conteúdo seja direcionado aos públicos certos.
Não é só o algoritmo que procura hashtags. Os usuários do TikTok adotam hashtags para ajudar a significar para os outros o que seus vídeos são e tornar seus vídeos mais facilmente procurados. Por sua vez, os TikTokers pesquisarão hashtags para encontrar conteúdo relevante para eles. Se você usa a hashtag certa, está se colocando no caminho dos espectadores mais engajados, que estão procurando ativamente por vídeos como o seu.
3. Aumente a autoridade da sua conta
Quando se trata de truques acionáveis do TikTok, isso pode parecer vago, mas na verdade é bastante simples: um vídeo tem muito mais probabilidade de se tornar viral se vier de uma conta confiável e de qualidade. Isso significa que sua marca precisa priorizar o upload constante e regular ao longo do tempo, demonstrando a confiabilidade de sua conta para o algoritmo do TikTok. Ou seja, poste sempre!
Outra forma de aumentar sua autoridade é se ater a uma das nossas regras mais importantes para marcas na plataforma: não reaproveitar conteúdos!
O algoritmo do TikTok sinaliza conteúdo de baixa qualidade ou não original, o que o conteúdo reaproveitado tende a ser. Além disso, o conteúdo que funciona bem em uma plataforma não necessariamente funciona em outra. Os usuários do TikTokquerem consumir conteúdo nativo e orgânico para a plataforma – anúncios que são projetados especificamente para o TikTok, por exemplo, são assistidos 14% mais.
Mais um conselho do TikTok? Certifique-se de limitar o número de vezes que você remove vídeos, pois isso diz ao algoritmo que você tem uma tendência a liberar conteúdo de baixa qualidade.
4. Acompanhe seu conteúdo, seja rápido!
Quando você está aprendendo a ser um bom TikToker, você tem que ser responsivo. Se você tem um vídeo que começa a ganhar algum posicionamento, é essencial que você acompanhe – e rápido! Republique, responda e crie vídeos adicionais prontamente.
A velocidade e a variedade de engajamento são importantes no TikTok, então ondas de respostas ajudarão a impulsionar e engajar ainda mais um vídeo. Acompanhe rapidamente com novos conteúdos de vídeo para maximizar seu alcance e continuar construindo sua autoridade.
Claro, uma ótima maneira de impulsionar peças de conteúdo envolventes é usando influenciadores. Os influenciadores têm comunidades de espectadores no aplicativo, então solicitar sua ajuda pode significar acessar centenas de milhares de usuários engajados no aplicativo.
5. Mantenha os vídeos curtos e rápidos
O ideal é que seus vídeos sejam bem curtos – quanto mais curtos e rápidos, melhor! – para maximizar o tempo de exibição e as taxas de conclusão. O principal público do TikTok é a Geração Z, e essa faixa etária é muito exigente com o conteúdo digital: você tem apenas 8 segundos para capturar sua atenção. Você precisa deixar claro desde o início que seu vídeo vale a pena assistir.
Ferramentas de edição de vídeo também são seu amigo aqui. Transições rápidas entre clipes de vídeo rápidos reduzirão o tempo e farão seu conteúdo parecer novo. Os TikTokers vão querer dar um segundo relógio ao seu vídeo para descobrir como você fez isso e copiar seus truques do TikTok.
O tempo de exibição e a taxa de conclusão são métricas que realmente importam no TikTok. Isso é o que o algoritmo foi projetado para medir – se uma alta proporção de seus espectadores assistir até o final do seu vídeo, isso mostrará ao algoritmo que seu vídeo do TikTok vale a pena compartilhar para um número maior de usuários. Isso inicia um efeito bola de neve, ajudando você a viralizar.