Dica 3: Otimize seu site para celular e deixe-o mais rápido
Todos sabemos que, mais do que nunca, os usuários estão navegando pela web em seus smartphones. Algumas pessoas nem mesmo possuem computadores ou laptops; seus telefones são a única fonte de acesso à internet. Clientes mais jovens, na faixa etária da Geração Z em especial, navegam mais pelo celular.
Se o seu site é confuso ou não carrega no celular, você perderá vendas. As pessoas perderão a paciência e irão para outro site.
Seu site deve se ajustar ao tamanho da tela do smartphone ao carregar, e as imagens devem carregar corretamente. Os links e botões de navegação devem funcionar tão bem e tão intuitivamente no celular quanto em um laptop ou desktop. Você deve ter certeza de que manteve a mesma funcionalidade e aparência limpa do seu site no desktop, especialmente na página de pagamento.
Seu site também deve ser rápido. Uma página que demora para carregar faz as pessoas julgarem seu site e, possivelmente, sua marca, antes mesmo de terem visto um único produto. Quando sua página demora mais de 4 segundos para carregar, você já perdeu 25% dos visitantes.
Para evitar carregamento lento, use um design minimalista e fique atento aos elementos que você está usando. Evite sobrecarregar a página de sua loja de e-commerce com um monte de gráficos interativos ou blocos de texto aleatórios. Eles retardarão o carregamento. Use boas imagens com formatos de arquivos que usam menos dados. Imagens JPG de alta qualidade têm boa exibição na web, enquanto arquivos PNG enormes demorarão mais para carregar.
Dica 4: Ofereça pagamento simples e integrado
Você já deve saber de cor, mas é bom repetir: Não dificulte para seu cliente quando ele chegar à página de pagamento. Você gasta muito tempo e esforço investindo em um site que leva os clientes à linha de chegada. Certifique-se de que eles cruzem esta linha.
Dê aos clientes a opção de pagar sem precisarem se inscrever. Faça com que eles preencham o mínimo possível de campos, com apenas informações necessárias. Rotule claramente esses campos. Exiba uma prévia do produto no carrinho e com uma descrição, para que os clientes possam revisar o que estão comprando.
Além disso, não espere chegar até o final para comunicar as taxas de envio ou outras taxas da compra. Se eles percorrem todo o caminho para “confirmar a compra” e veem um total muito maior do que esperavam, eles ficam com a sensação de desonestidade e abandonam o carrinho.
Seja direto sobre as opções de envio e quanto elas custam. Descreva as suas políticas de devolução e reembolso na página de pagamento, para que o cliente saiba exatamente o que esperar se precisar devolver um produto. Saber que uma política está em vigor deixa o usuário mais tranquilo e dá mais credibilidade ao seu site.
Para comprar o produto, o cliente deve saber quais informações lhe dar, por que você precisa delas e como você as protegerá. Por isso, facilite o processo.