Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Mas, antes de tudo, é preciso conhecer bem as diferentes redes sociais e entender como utilizar os seus recursos.

1. Escolha a rede social com mais relevância para o seu negócio

Cadastrar-se nas redes sociais é fácil, mas o segredo do social selling é estar ativo na mesma plataforma que seus potenciais clientes. 

Esta é a base para vender nas redes sociais com sucesso.

É por isso que roupas e decoração vendem bem no Pinterest, por outroa lado, vendedores B2B são melhores no LinkedIn. Então comece identificando as redes sociais onde está o seu público alvo.

Formadores de opinião usam principalmente o Twitter e o LinkedIn para construir seus relacionamentos.

Portanto, se você está vendendo produtos para um público jovem, concentre-se no Facebook e no Instagram. Para vender produtos ou serviços voltados para o corporativo e formadores de opnião, concentre-se no LinkedIn e no Twitter.

2. Receba notificações quando potenciais clientes entrarem no LinkedIn

Use o recurso LinkedIn Search para criar uma pesquisa com base no seu perfil de cliente ideal. Assim, toda vez que uma nova assinatura corresponder a esse perfil, o LinkedIn irá notificá-lo.

Fazer isso é simples: use o campo de pesquisa na parte superior da página ao fazer login. Insira os critérios que correspondem ao seu perfil de cliente ideal, como cargo ou setor, e clique no botão de pesquisa. Nesse ponto, você descobrirá que os primeiros resultados mostrarão pessoas com as quais você já está conectado.

3. Junte-se a grupos no LinkedIn

Com quase 700 milhões de usuários , o LinkedIn oferece oportunidades de networking, referências profissionais e muito mais.

Uma das maiores vantagens do LinkedIn são seus grupos formados por pessoas que compartilham os mais diversos interesses . Atualmente, a plataforma conta com mais de 1,8 milhão de grupos. Para encontrar um grupo que possa te ajudar a vender nas redes sociais, procure um tema relacionado ao seu nicho. Se o seu cliente ideal são futuros universitários, por exemplo, procure grupos relacionados a universidades.

Ao enviar um convite para o LinkedIn, tente alterar a mensagem padrão para algo como “Olá, obrigado por visualizar meu perfil. Gostaria de se conectar no LinkedIn?” Essa é uma ótima maneira de iniciar uma conversa com um cliente em potencial que demonstrou interesse no que você faz.

4. Contribua para a conversa sobre sua marca

74% dos compradores escolhem o representante de vendas que agregar valor durante o processo de compra.

Para fazer isso através das redes sociais, comece respondendo o que as pessoas estão falando sobre sua marca, seja nos comentários ou avaliações. Você pode fazer isso usando a função de busca no Twitter , que permite ver quem está falando sobre seu produto/serviço.

Nos resultados da pesquisa de feed do Twitter, você verá as diferentes conversas que acontecem em torno do tópico pesquisado. Percorra o feed e comece a interagir com os usuários simplesmente  retuitando, curtindo suas postagens ou respondendo às sugestões e perguntas que eles fizerem.

 

5. Forneça valor compartilhando conteúdo relevante

Mais de 50% dos compradores B2B procuram informações sobre produtos e serviços nas mídias sociais. Assim você tem uma grande oportunidade de vender nas redes sociais criando conteúdo promocional para seu produto/serviço, baseado no que as pessoas já estão pesquisando.

Dentre os tipos de conteúdo mais populares nas redes, podemos destacar:

  • Postagens “como fazer”
  • Postagens “por que”
  • conteúdo motivacional
  • Listas (classificações)
  • Vídeos

Agora, não há limite para o que você pode compartilhar, desde que o conteúdo agregue valor ao cliente.

Bonus

Use as redes sociais para vendas diretas

Você pode usar suas páginas em plataformas como Facebook, Instagram e Pinterest para vender seus produtos/serviços diretamente para seus visitantes.

Pouca gente sabe, mas o consumidor pode finalizar a compra sem sair dessas páginas. No entanto, certifique-se em fazer sua lição de casa e entender as limitações e benefícios oferecidos por cada plataforma antes de começar a vender seus produtos lá.

Sucesso 😉